top of page

Evangelismo

Evangelismo ou evangelização consiste na pregação do Evangelho cristão (a mensagem de salvação em Jesus segundo a fé cristã). Quando analisamos a origem no evangelho quer dizer 'Boas novas'.

O Senhor Jesus Cristo é e sempre será a essência do evangelho, seu ministério terreno, seu sofrimento, sua vinda, sua morte e ressurreição, sua doutrina deve ser sempre o conteúdo de nossa pregação, através do evangelho é que o homem conhece a salvação na pessoa de Jesus Cristo. Ele é a única resposta para este mundo que pedece em conseqüência do pecado.

O evangelho de Cristo, embora pregado a mais de dois mil anos, é a única mensagem que se renova a cada dia, e sempre está em eminência nos nossos corações. Desde o livro de Gênesis até o Apocalipse vemos que evangelizar sempre foi e sempre será uma prioridade nos planos de Deus para seus servos.

Existe ainda aqueles que acham que evangelizar é apenas missão de pastores, evangelistas consagrados, etc... Ou seja, apenas para chamado ministerial, esquecendo que o IDE do Senhor Jesus abrange a todos os que receberam o Seu Nome, sem distinção da função ministerial ou formação teológica.

Precisamos ter vivo em nós o nosso papel no corpo de Cristo, pois a palavra de Deus nos afirma em João 15:16 "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vou escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e Deis fruto, e o vosso fruto permaneça..."

 

A FUNÇÃO DE UM EVANGELISTA NA IGREJA:

Definição: “O dom ministerial do evangelista é a capacidade dada por Deus a alguns membros do corpo de Cristo para expor o evangelho de tal forma aos não-cristãos, que esses aceitem a Cristo e se tornem discípulos e membros responsáveis do Corpo de Cristo, e também treinar a igreja para que ela desenvolva o ministério de reconciliação.

A palavra grega que é traduzida por "evangelista" nesses versículos é "euaggelistes" que significa literalmente "um bom mensageiro”, ou "mensageiro do bem”, ou "boas novas”. Desde o início ela foi usada em referência àqueles que pregavam o evangelho. Nesse sentido, todos os apóstolos foram também evangelistas. Apesar disso, essa era somente uma de suas muitas obrigações. Havia aqueles cujos ministérios eram totalmente voltados a pregar o evangelho para trazer a oportunidade de salvação aos não-salvos. Filipe, que foi nomeado com Estevão como um dos sete diáconos em Jerusalém, é um exemplo que temos desse ministério no Novo Testamento.

Desde Atos 8, o vemos operando, e seu ministério foi conduzir as pessoas à salvação. Nós então vemos no apogeu desse avivamento na cidade, Filipe sendo levado a pregar o evangelho a somente um homem no deserto. Isso requereria uma notável sensibilidade e obediência ao Espírito, assim como uma submissão ao ministério que Deus havia dado a outros, isto é, aos apóstolos.

Isso nos mostra que o trabalho do evangelista é duplo:

Primeiro. O evangelista foi chamado e capacitado por Deus para trabalhar com os não crentes, ganhá-los para Jesus Cristo, trazê-los para a igreja para serem discipulados.

Segundo. O evangelista tem a responsabilidade principal de equipar os santos para fazer o trabalho do ministério, treinar os crentes para que esses trabalhem testemunhando e ganhando para Jesus Cristo as pessoas do círculo da sua amizade. Às vezes pensamos que o evangelista foi dado para trabalhar somente com os perdidos, mas a Bíblia diz que Deus deu ao evangelista a responsabilidade de falar a igreja. Esse falar a igreja não significa falar de salvação, pois a igreja já é salva - “E ele mesmo deu uns para... evangelistas..., querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo”. (Efésios 4.11-12).

Todo cristão verdadeiro é uma testemunha de Jesus Cristo, sem importar se possui ou não o dom de evangelismo. Todo cristão precisa estar preparado para compartilhar de sua fé com os incrédulos, conduzindo-os aos pés de Cristo sempre que se apresente uma oportunidade, esse é o papel cristão de todos os crentes verdadeiros que correspondem a esse dom. Mas apesar disso, nem todos os crentes receberam o dom de evangelista. Quem tem esse dom tem a habilidade sobrenatural dada por Deus para conduzir pessoas não crentes a Cristo, pois esse dom é primário na igreja, ele visa o crescimento da igreja.

 

EVANGELIZAR é portanto, quando decidimos dar o testemunho, comunicando e expressando - de forma organizada e equilibrada, as boas-novas. A vida eterna. Dar testemunho ou testemunhar é se expressar não somente com palavras, mas principalmente com atitudes. Não é impor e sim expor. Pois, "alguns abandonaram essas coisas e se perderam em discusões inúteis" (1Tm 1.6).  Comunicar é envolver-se e andar junto,é levar vida às pessoas, é criar relacionamentos. Outro fator importante e indispensável nesta operação, é que, antes mesmo de falar - é preciso saber ouvir. A Palavra de Deus não nos leva a rivalidade e a debates, e sim ao amor (1Tm 1.5).Ao serviço... 

PARA SER UM VOLUNTÁRIO NO MINISTÉRIO DE EVANGELISMO: 

Passo I - Conhecer a Palavra de Deus

Em 1 Timóteo 3:16-17 diz: "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra".

 

Passo II - Confiar na Palavra do Senhor

Em Romanos 10-11 diz assim: "Porque a escritura diz: Todo aquele que nele crer não sera confundido".

Passo III - Obedecer a Palavra de Deus

Em Josué 1-8 diz assim: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele esta escrito; porque então faras prosperar o teu caminho, e seras bem sucedido".

 

Passo IV - Perseverar em plantar

A perseverança deve ser uma marca em todo crente. Mateus 24:13 diz que "Aquele que perseverar ate o fim sera salvo".

 

Passo V - Ter fé

Em Hebreus diz 11-1 diz: "a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem".

 

Passo VI - Orar

Em 1 Tessalonicenses 5-17 diz que Devemos orar sem cessar.

 

Passo VII - Ser cheio do Espírito Santo

Em Gálatas 5-16 diz: "Digo, porém: Andai em espirito, e não cumprireis a concupiscência da carne".

 

Passo VIII - Se purificar

Em 1 Pedro 1:15-16 diz: "Mas, como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver".

 

Passo IX - Pregar

Cristo disse em Lucas 19:40 Que se nós nos calarmos as pedras clamarão.

Passo X - Persuadir

Em Atos 13:43 diz que o apóstolo Paulo exortava, ou seja, persuadia, Judeus e prosélitos a perseverarem na graça de Deus.

 

Atuações:

- Visita nos Lares
- Visita nos Hospitais
- Ações nas Praças e Ruas  
- Ações Sociais e de Reintegração Social
-Cultos AVIVA (1• terça de cada mês)

© 2019  Criado por: Igreja IVIVA

  • whatsApp
  • https://www.youtube.com/channel/UCPp
  • Igreja Iviva
  • Igreja Iviva
bottom of page